Toze na terra das marias

sábado, maio 13, 2006

Dia cinzento
Bom que dia.. aliás que dias têm sido estes.....
Chove, faz sol, Chove quando faz Sol, fica cinzento e não chove, Fica cinzento e faz Sol, e Chove...

Vá lá que hoje não choveu... Não choveu mas promete, daí que me decidi ficar por D.C. e por coisas em dia. Cinema: Nicles de jeito para ver em sítios que sei como la chegar (ou tenho uma vaga ideia). Quantos de vocês vao ao cinema Palmeiras? Pois eu rejo-me pelo mesmo aqui... Não vou a cinemas onde não sei como la chegar.

Entao brilhante das ideias: ir À U Street, Meca do jazz de D.C. por onde andaram Louis armstrong, Sarah Vaughn entre outros e o grande Duke. A zona a que me refiro da cidade, é uma zona maioritariamente negra, pobre e degradada. Os violentos "riots" dos 60s, cargas policiais sobre manifestantes etc ocorreram aqui. Também ocorreu aqui um dos maiores picos de violência e homicídios nos 80s, que contribuiu para que DC tenha ultrapassado Detroit ou Saint Louis na taxa de homicídios.
Nos anos 90, a chegada do metropolitano e de um mayor negro (entretanto a contas com a justiça) trouxe algumas melhorias a esta zona da cidade.
Digamos que.. não é particularmente aprazível. Tem potencial a zona mas... está emsmo tudo muito degradado e tem um aspecto pouco seguro com grades em tudo o que é janelas e portas.
Deu para dar uma volta ´pelo bairro todo e ficar um bocado na mesma... Digamos que não acrescentou muito.
Decidi seguir dali para Dupont Circle e depois fazer um percurso dali até GeorgeTown a penantes, que o meu guia aconselhava.
Não fiz nada que já nao tivesse feito.

Pelo meio lá vi a embaixada portuguesa. O edifício é dos mais feios e mais parece uma embaixada de um país qualquer sul-americano manhoso... Até jornal velho tem a acumular à entrada....
Achei curioso o detalhe da bandeira da UE (UE não fica tão bem na musica dos GNR). Por exemplo, não me recordo de ver a bandeira da UE na embaixada de França ou Reino Unido....
Será que lá porque temos lá o Durão, os outros têm tanta vergonha que tiraram a bandeira?

Por fim acabei o percurso em GeorgeTown. Já tinha falado desta zona. Hoje (sábado), estava apinhadíssima de gente às compras ou numa ronda de burguesia... É interessante para compras e para viver não deve ser mau... Claramente, uma zona "BEM" da cidade.
Com isto tudo... ainda era cedo. Decidi que dali... vou pela Pensilvania Avenue até Lafayette Square. A Pennsilvania Avenue, é daquelas avenidas sem fim de DC, com edifícios não muito altos, de empresas, serviços governamentais ou internacionais como o World Bank ou o FMI (Ah!!! Zé Mário Branco). A foto do lado foi tirada no FMI.

E pronto, ao fim de mais uns minutos a pé, lá cheguei à casa Branca na Lafayette Square. A Lafayette Square é uma espécie de "praceta" atrás de casa do Bush, onde se situa um ou 2 museus, um jardim e a casa onde os convidados do presidente ficam. Neste dia, estava vedada boa parte da praça porque devia estar na casa dos convidados um australiano qualquer (dúvido que sejam os Toy Dolls ou o Nick Cave).
Nunca vos descrevi o foclore que é Lafayette Square. Nas traseiras de casa do Bush, encontram-se sempre protestos contra o presidente, desde um tipo/tipa(?) que está ali em protesto à anos, ou um tipo super-convervador a fazer discurso pelo Bush, ou, tipos como o de baixo.

Tirei um cartão inteiro de fotos nesta tarde. Vou adicionando lentamente no blog algumas fotos, quando oportuno.